TOMATES RECHEADOS
Tomates recheados 4 bons tomates
40 g de margarina + 40 g de margarina
100 g de chouriço de carne
1 dente de alho picado
1 cebola picada
250 g de carne de aproveitamentos (cozida ou assada)
1 c. (sobremesa de farinha de trigo
1 c. (sopa) de salsa picada
1 dl de leite
1 cálice de vinho do Porto
300 g de arroz
Noz moscada
Sal q.b.
Pimenta q.b.
Coze o arroz em água abundante, temperada com sal. Depois de cozido, escorre-o num passador, lava-o com jactos de água fria e deixa-o escorrer muito bem.
Retira a pele ao chouriço e passa-o pela máquina de picar. Num tachino, pôe 40 g de margarina, o alho e a cebola, picados, e leva ao lume a refogar. Mal comece a alourar, junta o chouriço picado, mexe muito bem e deixa refogar mais 2 ou 3 minutos, mexendo de vez em quando.
Adiciona a carne de aproveitamentos (porco, vaca ou frango) picada, e mexe muito bem. Deixa aquecer, adiciona a farinha, mexe e junta o leite. Mexe novamente muito bem, sempre sobre o lume, até começar a querer descolar-se do fundo, mas não deixes queimar. Rectifica os temperos de sal, pimenta e um pouco de noz moscada. Mistura a salsa picada e retira do lume.
Lava muito bem os tomates e retira-lhes, com cuidado, os pés. Com uma faca, corta-lhes, na parte superior, uma rodela que servirá de tampa. Com a ponta da faca extrai parte do miolo dos tomates, de modo que fiquem com uma boa cavidade, mas sem os deformar.
Enche as cavidades dos 4 tomates com o recheio de carne, alisa, mesmo que fique um pouco acima do bordo dos tomates, e coloca-lhes as rodelas de tomate em cima, como se fosse uma tampa.
Unta o fundo de um pirex com um pouco de margarina e deita dentro o arroz, muito bem enxuto, tempera de sal e adiciona os restantes 40 g de margarina derretida. Mexe muito bem e alisa.
Coloca por cima do arroz os 4 tomates recheados e leva ao forno bem quente cerca de 25 minutos.
Serve bem quente, decorado, se desejares, com raminhos de salsa.
BOM APETITE COM SAL E AÇUCAR
Uma das formas de tratamento é através da ingestão do alho. Pode optar por ingeri-lo na forma de suplemento ou como ingrediente numa refeição. Quando comido cru o tratamento é ainda mais eficaz, uma vez que depois de cozinhado os seus benefícios terapêuticos são mais reduzidos. Sabemos que o sabor do alho cru não é dos mais agradáveis, por isso, se não aprecia o sabor o importante é ingerir alho regularmente, quer seja cru ou cozinhado.
Ferva duas colheres de sopa de manjericão seco num recipiente com água, mexendo o preparado durante 15 minutos e de seguida deixe arrefecer até à temperatura ambiente. Pode aplicar este preparado na pele duas vezes ao dia. O preparado dura alguns dias antes de precisar fazer uma nova mistura.