QUEIJOS E SEGREDOS

21-03-2014 11:04

Adoro queijo e não podia deixar de acrescentar aqui ,algumas notas e segredos sobre este magnifico produto.O queijo é um produto extremamente sensível. Sua conservação deve seguir algumas regras para que ele mantenha suas características por mais tempo.
•Os queijos de massa mole (Fundido tipo Gruyère, Saint-Paulin, Gorgonzola e Gorgonzola Gold) podem ser guardados em recipientes fechados na parte inferior da geladeira;
•Os queijos de massa semi-cozida (Gouda, Itálico, Edam, Gruyère, Morbier, Minas Pad...rão e Minas Light), se cortados, conservam-se melhor cobertos por um pano úmido em local que não sofra grandes variações de temperatura. Se inteiros, na embalagem original, podem ser guardados na parte inferior da geladeira;
•Os queijos duros e os defumados (Provolone) conservam-se melhor em temperatura ambiente, até 18º C, sem bruscas mudanças. Nesse caso deve-se cobrir o queijo para que não sofra ataque de moscas e fungos;
•O lugar escolhido para a armazenagem dos queijos deve estar ao abrigo de correntes fortes de ar e de excesso de luminosidade;
•As partes cortadas devem ser protegidas com papel alumínio, celofane ou filme plástico apropriado;
•O aparecimento de mofos na casca dos queijos é natural e os mesmos devem ser removidos com a ajuda de um pano embebido em salmoura (solução de água e sal);
•Nenhum queijo deve ser guardado na geladeira sem proteção de suas partes, para evitar o crescimento de mofos e o ressecamento de sua casca e/ou massa;
•Não é aconselhável congelar os queijos, pois o frio intenso afeta irremediavelmente o sabor e a textura dos queijos.Eis mais umas dicas de tipos de queijos 

                                                      Fotos e Tipos de Queijos no Mundo




Tipos de Queijos Franceses

Brie

Aclamado como um dos melhores queijos do mundo, o brie é conhecido por sua superfície branca e interior cremoso. Duas famosas variações de queijo brie são: Brie de Meaux e Brie de Melun. O primeiro tem textura macia, mas firme (sem derreter), aroma e sabor de cogumelos. Quando está bem curado, tem sabor forte, mas não picante. O brie de Melum tem sabor mais pronunciado e é mais salgado. Quando curado, sua textura quase derrete, e seu sabor fica mais forte.


 

Camembert

Há mais de dois séculos, a vida na cidade de Camembert, na região francesa da Normandia, gira em torno de seu famoso produto. É um queijo de leite de vaca, tem uma massa mole, cremosa, de cor amarelo clara, coberto de uma crosta muito fina.


 

Chèvres

Feito de leite de cabra e macio. Há algumas opções temperadas ou maturadas.


Emental Grand Cru

O emental é um queijo típico da Suíça, mas os franceses também produzem uma variação sofisticada do produto, o emental grand cru, com sabor mais adocicado que o emental tradicional.


 

Reblochon

É um queijo tradicional das montanhas da Savoie, situadas entre a França, a Suíça e a Itália. A origem do seu nome vem do dialeto da Savoie "reblochi", que significa "ordenhar mais uma vez". Ele é fabricado com leite integral orgânico pasteurizado de vaca. Após 4 semanas de maturação, apresenta uma pasta de cor marfim, fina e lisa, com furos redondos e brilhantes.


Roquefort

Queijo de leite de ovelha, fabricado em Roquefort (região de Aveyron). Tem um sabor delicado, mas picante. A sua massa tem miolo de pão bolorento, o que lhe confere característicos veios esverdeados.


 

Saint-Paulin

Fabricado com leite pasteurizado e caracteriza-se por sua cremosidade e delicadeza, mantendo a forma e firmeza que lhe permitem fácil conservação. Geralmente consumido como aperitivo, acompanhando bebidas quentes ou geladas.


Cantal

Queijo bem curado, aromático e meio duro, típico da região de Auvergne. Além de fabricar as melhores marcas de água mineral da Europa, o lugar produz esse que é o queijo ralado mais consumido pelo povo francês. Feito com leite aromatizado, é o ingrediente básico do aligot - purê de batatas e queijo temperado com alho, prato típico da localidade.


Comté

Queijo francês duro, parecido com o suíço gruyère, dá bons resultados depois de derretido e é muito usado em foundues.

Veja a matéria:   Como servir o seu Queijos e Vinhos

Tipos de Queijos Ingleses

Cheddar

É um queijo amarelo pálido, com sabor pronunciado, originário da vila inglesa de mesmo nome.


 

Cottage

É uma coalhada de queijo com sabor suave. Drenado, mas não prensado, então fica algum soro de leite.

 

Tipos de Queijos Holandeses


Edam

É um queijo que é tradicionalmente vendido como esferas com interior amarelo claro e camada vermelha ou amarela.

Gouda

É feito de leite de vaca que é cultivado e esquentado até que a coalhada separe-se do soro.

 

Tipos de Queijos Suíços

Emmental

É um queijo amarelo, duro e com grandes buracos característicos. Ele tem um sabor picante mas não muito forte. Geralmente é conhecido apenas como queijo suíço.


 

Gruyère

É amarelo e feito de leite de vaca. Ele é duro, levemente salgado e picante. Quando totalmente maturado (três a doze meses) tende a ter pequenos buracos.

 

Veja a matéria:  Uma noite especial de Queijos e Vinhos

 

Tipos de Queijos Italianos


Gorgonzola

É um queijo com riscos azuis, feito de leite de vaca. Ele pode ser firme ou amanteigado, esfarelento e bem salgado.

  

Mussarela

É um queijo fresco italiano feito de leite de búfala ou de vaca.

Parmesão

É feito de leite de vaca coletado imediatamente após a ordenha e parcialmente desnatado pela gravidade.

Veja a matéria:    Como utilizar os Queijos em seu Queijos e Vinhos

Provolone

É um queijo de leite integral de vaca com uma pele macia.


Ricota

É um queijo italiano feito do soro resultante da fabricação de queijos como mussarela e provolone. O Ricota tem textura similar ao queijo cottage, porém consideravelmente mais leve.

 

Tipos de Queijos Brasileiros

Os queijos do brasil incluem:

Queijo de Minas, Prato, Estepe, Bola e Reino (esféricos), Catupiri e Requeijão.



                                                                         

                                                                  UM ABRAÇO COM SAL E AÇUCAR