COUVE LOMBARDA
COUVE LOMBARDA Informação Nutricional
Quantidade Por 100 gramas100 gramas
Calorias 27
Lípido 0,1 g
Gordura saturada 0 g
Gordura poliinsaturada 0 g
Gordura monoinsaturada 0 g
Colesterol 0 mg
Sódio 28 mg
Potássio 230 mg ...
Carboidrato 6 g
Fibra dietética 3,1 g
Açúcar 2,3 g
Proteína 2 g
Vitamina A 1 000 IU Vitamina C 31 mg
Cálcio 35 mg Ferro 0,4 mg
Vitamina D 0 IU Vitamina B6 0,2 mg
Vitamina B12 0 µg Magnésio 28 COUVE LOMBARDA SALTEADA Meia couve lombarda
1 cenoura
2 colheres de sopa de azeite
2 dentes de alho
sal marinho q.b.
Depois de lavares a couve, corta-a em juliana. Descasca-a e rala cenoura.
Numa frigideira coloca o azeite e os alhos picados até estes começarem a fritar. Junta a couve, a cenoura e um pouco de sal. Deixa cozinhar em lume forte para gratinarem, cerca de oito minutos mexendo com frequência (se gostares da couve mais cozida deixa cozinhar mais tempo). Acompanha com bifinhos de peru grelhados, temperados com pimenta, pouquíssimo sal, mas com muito sumo de limão.
Também fica bem a acompanhar qualquer tipo de peixe.Esta couve ,juntamente com broculos e espinafes são uma grande fonte de calcio,alem de tudo o resto que os legumes têm de bom.
Experimentem!

Uma das formas de tratamento é através da ingestão do alho. Pode optar por ingeri-lo na forma de suplemento ou como ingrediente numa refeição. Quando comido cru o tratamento é ainda mais eficaz, uma vez que depois de cozinhado os seus benefícios terapêuticos são mais reduzidos. Sabemos que o sabor do alho cru não é dos mais agradáveis, por isso, se não aprecia o sabor o importante é ingerir alho regularmente, quer seja cru ou cozinhado.
Ferva duas colheres de sopa de manjericão seco num recipiente com água, mexendo o preparado durante 15 minutos e de seguida deixe arrefecer até à temperatura ambiente. Pode aplicar este preparado na pele duas vezes ao dia. O preparado dura alguns dias antes de precisar fazer uma nova mistura.