Consumir Carne Vermelha
Consumir Carne Vermelha
A Carne de vaca, borrego, vitela e porco, são excelentes fontes de proteínas para a dieta. Por outro lado, são também grandes fontes de gorduras saturadas pouco saudáveis. As directivas dietéticas oficiais, aconselham o consumo diário de pelo menos duas doses 55-85 gr. cada do grupo das proteínas.
Contudo muitas pessoasconsomem mais carne do que a indicada e os estudos médicos comprovam que comprovam que as pessoas que comem carne vermelha diáriamente, têm mais probabilidade de incorrer em acidentes cardiovascolares, do que aqueles que a ingerem com menor frequência.
Crê-se que a relacção entre o consumo de Carne vermelha e as doenças cardiovascolares, se deve ao elevado grau de gorduras saturadas e aos niveis de colesterol presentes neste tipo de Carne. Há ainda provas que sugerem que o consumo elevado de carne vermelha pode aumentar significativamente o risco de cancro no cólon.
Que Tipo de Carne Devo Comer?
Quer saboreie um bife num restaurante ou um churrasco em casa, quando procura reduzir o consumo de calorias e gorduras, a carne vermelha pode obrigar a decisões dificeis. Se obtar pelas escolhas tradicionais como os bifes de vaca e o borrego, comece por escolher peças de Carne com níveis reduzidos de gordura, para ocasiões especiais.
Lei9a o rótulo de Carne nos supermercados - alguns rótulos fornecem informação sobre o conteúdo de gordura, sobretudo os rótulos de carne de vaca picada ou moída embalada. As peças de Carne vermelha menoos gordas são o acém, o alcatra e o lombo de vaca. Lembre-se de limpar a Carne de gorduras visiveis antes de cozinhá-las. Embora a Carne vermelha seja em geral rica em gordura, a carne vermelha muito magra, tem teor de gordura e calorias mais baixo do que as coxas e asa de frango com pele.
Soluções Saudáveis para a Carne Vermelha
Se está relutante em eliminar por completo a Carne vermelha da sua alimentação, a solução é consumir menos vezes e escolher peças de Carne mais magras. Pode também minimizar os níveis de gordura de carne adoptando métodos de preparação e confecção mais saudáveis, por exemplo:
- Elimine toda a gordura visivel da Carne, coloque-a numa grelha e asse-a no forno ou no grelhador. O excesso de gordura pode então ser descartado.
- Utilize uma porcelana de óleo e uma frigideira antiaderente para cozinhar os alimentos.
- Experimente pratos levemente fritos, em que uma pequena quantidade de Carne, cortada em pequenas tiras, misturada em muitos legumes, rende mais.
- Reduza as porções de Carne, compensando com doses mais generosas de legumes e saladas.
- Quando comer fora, peça doses mais pequenas ou partilhe as maiores.