Blogue
RECEITA DE OVOS COM TOMATE Á ALGARVIA
02-03-2018 15:50COZINHA VEGETARIANA
29-01-2018 10:22ERVAS AROMÁTICAS
Recentemente comprei um livro bem interessante sobre Ervas culinárias, que ensina como cultivar, cuidar, armazenar e usar as ervas aromáticas na cozinha. Então nas próximas quartas falarei um pouco sobre as ervas e seu uso na cozinha. E vamos lá!
Cebola: É um dos ingredientes mais básicos da cozinha, utilizado numa grande variedade de pratos, tendo sabor forte que se mantém após o cozimento, uso em quase tudo, arroz, feijão, em carnes, molhos, dentre outras coisas. Possui uma ação antioxidante, anti-inflamatória, antitumoral, antiviral, fortalece a imunidade e protege o sistema cardiovascular.
Alho: Outro ingrediente bem básico que pode ser utilizado em quase tudo, é bom para molhos, ensopados, refogados, para temperar carnes no geral, e aromatizar manteigas e azeites.Eu uso pra quase tudo. O alho possuí também qualidades medicinais, como antimicrobiano e trazendo efeitos benéficos ao coração e todo sistema cardiovascular.
Alho-poró: Vai bem em pratos com ovos, quiches e tortas salgadas, caldos, sopas, pode ser consumido cru ou cozido. Assim como a cebola e o alho, também traz benefícios ao sistema cardiovascular.
Cebolinha: Pode ser utilizado os talos ou as flores, picados para decorar e temperar, ovos, saladas e sopas.Muito utilizado também no preparo de pratos da culinária japonesa. É rica em vitaminas, possui função antioxidante e na prevenção do câncer.
Dill (endro): São boas para preparar conservas, e as folhas lembram o sabor de anis. As sementes podem ser utilizadas para vinagres e chás. Já as folhas vão bem em saladas, sopas, no tempero de peixes, em especial o salmão.
Cerefólio: Suas folhas tem sabor leve de anis e devem ser utilizadas no final da preparação, no último minuto de preparo. Vai bem em saladas, cremes, sopas e aves.
Coentro: É cultivado a milhares de anos como planta medicinal pelos povos egípcios, que atribuíam propriedades digestivas e calmante. É muito utilizado na culinária nordestina aqui no Brasil, e está bastante presente também na culinária mexicana e nos pratos orientais. Suas folhas devem ser acrescentadas ao final do cozimento, para preservar o sabor, vai muito bem em pratos pratos salgados no geral, com peixes, leite de coco, refogados, ensopados, e em pratos como feijão, arroz, carnes, aves e guacamole
Salsão( Aipo): Durante muito tempo foi cultivado como planta medicinal para o preparo de chás, somente no final do século XVI, foi começado seu plantio como hortaliça. É fonte de vitamina A e em menor quantidade vitamina C. Suas folhas são usadas para ensopados, caldos e para dar sabor a carnes e peixes. Seu caule também é comestível e pode ser consumido com molhos em forma de petiscos ou usado na preparação de sopas, também pode ser servido cru em saladas e em maionese, ou cozido como ingrediente para recheio de tortas e quiches, como tempero para pastas e molhos, na forma de sucos e cozidos.
Salsinha: Pode ser usada em quase todos os pratos salgados, tem sabor forte, porém se colocado no início do cozimento o sabor diminui bastante, por isso é indicado colocar ao final da preparação. Tem uma boa resistência ao congelamento, você pode picar e congelar e ir pegando e usando apenas o que for precisar. Pode ser usada em omeletes, sopas, carnes, aves, peixes, legumes, caldos, refogados, enfim, em quase tudo!
ALTERNATIVAS PARA O USO DO SAL
É de conhecimento geral que o consumo excessivo de sódio é um dos principais fatores de risco para a hipertensão arterial, apesar disso o consumo de sódio apresenta-se acima de 2,3 g/dia na maioria das populações adultas de diversos países, enquanto o limite máximo recomendado é de 2 g/dia o que representa cerca de 5 gramas de sal de cozinha.
Receita do sal de ervas:
Ingredientes
10g de alecrim
25g de manjericão
15g de orégano
10g de salsinha
100g de sal
Modo de Preparo: Coloque todos os ingredientes no liquidificador e bata até que todos os ingredientes fiquem misturados e mais finos. Conserve em um recipiente de vidro.

Receita do Gersal
Ingredientes:
200g de gergelim branco ou preto
2 colheres (sopa) bem cheias de sal
Modo de Preparo: Coloque o gergelim em uma panela com tampa e acrescente o sal. Leve a panela ao fogo baixo com a tampa fechada salteando até o gergelim começar a 'pular'. espere cerca de dois minutos para o gergelim começar a tostar, retire a panela do fogo e triture o gergelim usando o liquidificador.